• Leandro Fernandes

Como utilizar a influência dos clientes a favor do seu negócio?

Sempre nos perguntamos sobre qual é o retorno do investimento em marketing digital e o seu efeito no que diz respeito a captação de clientes, mas estamos preparados para atender uma demanda maior de novos clientes?


Costumamos investir no marketing digital com a esperança de que o aumento do número de clientes será proporcional ao investimento realizado, mas às vezes nos esquecemos do principal: como será a experiência desses novos clientes na nossa loja?


Uma pesquisa realizada pela Disney apontou que “aproximadamente 7 em cada 10 clientes deixam de adquirir produtos ou serviços por conta do mal atendimento“.


Por isso, é extremamente importante que se forneça mais do que a costumeira atenção para clientes que estão indo pela primeira vez conhecer seu empreendimento, pois esses serão os responsáveis por influenciar outras pessoas a se tornarem novos clientes.


Há alguns anos atrás, a Ford realizou uma pesquisa sobre a influência dos clientes que foram atendidos em suas lojas, e no resultado foi constatado que “cada cliente insatisfeito espalhava sua opinião para em média 22 pessoas enquanto o consumidor satisfeito só recomendava o serviço para 8 pessoas”.


Essas pesquisas servem para nos alertar sobre os cuidados que devemos ter no treinamento dos funcionários, pois em um mundo onde a informação não enfrenta barreiras, as pessoas estão cada vez mais pesquisando e verificando comentários a respeito de cada loja, comida ou serviço que desejam consumir.

O marketing é capaz de atrair o público potencial para a loja, para o restaurante ou para a contratação de um serviço, mas será o bom atendimento o principal responsável por fazer esse cliente se tornar um fã!

O poder da influência digital


Utilizando o perfil das redes sociais da sua loja é bom sempre ficar de olho nos comentários positivos e/ou negativos que as pessoas estão postando.


Verificar se as avaliações, sugestões e/ou reclamações dos clientes estão sendo respondidos ou resolvidos pode ser o grande diferencial na hora que clientes potenciais estiverem procurando pelo seu negócio na internet!

O poder da influencia digital
A redes sociais se tornaram o marketing "boca a boca" da era digital!

Nunca menospreze o poder da influência, principalmente a influência digital!


As redes sociais e aplicativos permitem que os clientes comentem e avaliem sobre as suas impressões trazendo à tona a melhor e a pior experiência em cada atendimento para quem quiser ver!


E qual a melhor forma de se sair bem no meio disso tudo?


Em primeiro lugar, compreender que pouco adianta ter milhares de reais investidos em propaganda se a experiência do cliente for ruim por conta de um mau atendimento.


Além de divulgar sua marca, seus serviços e produtos para que os clientes se tornem “fãs”, é necessário investir tempo e recursos em treinamentos e na capacitação de todos os colaboradores para se colocarem sempre no lugar dos clientes. A empatia é o mais importante valor a ser ensinado e repassado para qualquer um que trabalhe no relacionamento com clientes.


Uma outra dica é sempre retirar pontos positivos de todos os comentários a respeito das experiências dos clientes e corrigir possíveis problemas nesse percurso.


Desejamos que você tenha muito sucesso e consiga passar para seus clientes ótimas experiências no atendimento e que eles influenciem outras pessoas a conhecerem seu negócio.


Quer saber mais sobre marketing para pequenos negócios e influência digital?


É só acompanhar nossas redes sociais que vem muito conteúdo bom por aí!