• Leandro Fernandes

Como os clientes podem encontrar a minha empresa?

Vamos começar esse texto com a seguinte reflexão: O que a gente faz quando precisamos de um produto ou serviço e não sabemos onde encontrar?


Normalmente, ou perguntamos para um conhecido sobre uma indicação ou buscamos na internet, concorda?




Em 2018 o principal responsável por essas pesquisas online, o Google, constatou que mais de 100 bilhões de buscas são feitas mensalmente em seus canais de pesquisa.


Com base nessa informação, podemos concluir que se você tem uma empresa, seus potenciais clientes já procuraram pelo seu produto ou serviço utilizando o buscador do Google.


Mas… e se alguém procurasse na internet por uma solução que a sua empresa oferece, o que ele veria?


​​Parece óbvio, mas apesar de muita gente falar sobre marketing digital e redes sociais, minha experiência no mercado comprovou que muitos donos de negócios locais ou autônomos acabam esquecendo de um ponto muito importante: Como o seu negócio é visto no Google!


Algumas páginas e perfis comerciais do Instagram, incluindo aqueles que pagam para empresas de marketing, infelizmente não se atentam a isso e acabam dando pouca importância para o que os clientes falam e como potenciais clientes procuram pelo seu negócio.


Algumas empresas possuem centenas de avaliações sem respostas e muitas delas com notas que contradizem o comentário do avaliador, o que acaba sendo muito prejudicial para a reputação do negócio e afastando o público, de maneira geral.


Mas afinal de contas, o que precisamos fazer para que o nosso negócio apareça nos resultados de buscas?


Não pense que isso é uma tarefa simples. Mas, existe um aplicativo GRÁTIS que pode nos ajudar com isso.


O Google Meu Negócio ajuda a atrair e interagir com os clientes quando eles encontram a nossa empresa no Google.


O Google Meu Negócio é o aplicativo oficial e obrigatório para todos os tipos de negócios.

Quando o Perfil é verificado, podemos responder às avaliações na Busca do Google e no Google Maps, além de publicar fotos de produtos ou ofertas especiais e adicionar ou editar informações do seu estabelecimento.


E tem mais, com o Google Meu Negócio você ainda pode criar um site comercial sem custo algum - uma maneira profissional de exibir sua empresa online, mostrando fotos e informações com um visual incrível.



O programa de avaliações do Google


Muita gente não sabe, mas o Google possui um recurso chamado Local Guides (https://maps.google.com/localguides).

avaliação no google
Os clientes são responsáveis pelo sucesso do negócio!

Esse programa envia solicitações de feedback automaticamente aos usuários quando eles estão próximos a um local mapeado no Maps.


Os comentários feitos pelos usuários do Google só podem ser respondidos e/ou recusados por empresas “donas” do negócio no Google, e sabe quanto isso custa? Nada!


Esse recurso ainda permite administrar seu negócio online e ter insights e informações de como e quando sua empresa é “buscada” no Google. Não é legal?


Espero que essa dica traga bons frutos para o seu negócio e faça com que outras pessoas conheçam a sua empresa.


Afinal de contas, ninguém melhor que você para saber quando e como seu negócio pode ser visto na Internet!


Caso tenha dúvidas sobre marketing e empreendedorismo, fique a vontade em falar com a gente, pois teremos o maior prazer em ajudar... afinal de contas, perguntar não custa nada!!!


Quer saber mais sobre marketing para pequenos negócios e influência digital?

É só acompanhar nossas redes sociais que vem muito conteúdo bom por aí...