• Leandro Fernandes

Como lucrar mais entregando experiência ao cliente?

Já pensou em tomar uma taça de vinho na cobertura de um hotel?


E se nessa cobertura tivesse uma vista linda, daquelas que valem a pena registrar pelo menos uma vez, você iria?


Vender experiência adm

Pensando no cenário das redes sociais, diversos hotéis têm liberado acesso aos bares na cobertura de seus prédios para pessoas que não estão hospedadas nos quartos e o resultado tem sido muito positivo.


Isso acontece, pois quem se dispõe a ir até o local não se preocupa com o preço pago pela comida ou bebida. Esse cliente entende que a experiência de ter uma "vista para poucos" não possui parâmetro para comparações, e, nesse caso, por uma taça de vinho pode até ser cobrado um preço fora do normal.


Mas, se é a experiência que conta, por que normalmente divulgamos nossos serviços e produtos como eles são? No caso dos bares, por exemplo, é comum vermos a divulgação da tulipa ou caneca de chopp como entrega final do produto, mas, você acredita que essa prática é suficiente para fazer com que um bar se destaque dos demais e atraia a atenção de mais clientes?


Pensando nas redes sociais, o exercício sobre o que você mostra aos potenciais clientes deve ser diário: ofereça a experiência!

Se por um lado existe o ditado que diz "o cliente sempre tem razão", por outro existe uma realidade comprovada de que as vezes o cliente não sabe muito bem o que quer!


Por exemplo, normalmente quando um cliente vai até um salão de beleza cortar o cabelo, ele não está querendo "cortar o cabelo", na realidade ele quer ficar mais "bonito" para um evento, um encontro, etc.


Se a gente perguntasse ao cliente de um salão de beleza o motivo dele ter ido até lá, ele provavelmente responderia: "vim cortar o cabelo", mas se enxergarmos além do óbvio, veremos que esse cliente na verdade não está se sentindo tão bonito quanto se estivesse com o cabelo cortado.


Quando analisamos esse cenário por outro ângulo, é possível imaginar como seria oferecer para esse cliente um chopp, uma massagem ou fazer um desconto especial para fazer a um outro serviço, sem dúvidas esse cliente se sentiria acolhido e certamente indicaria o salão de beleza para outros clientes.


Por isso, uma ótima dica para profissionais de beleza divulgarem seus serviços nas redes sociais, seria mostrar o antes e depois da conclusão do serviço ou o momento em que o cliente aceita um café ou ri de uma piada.


Quando você oferta a experiência, os potenciais clientes não se preocupam com o preço pelo serviço, pois entendem que a experiência não possui parâmetro para comparação.



entregar experiência ao cliente
Para a experiência NÃO existem parâmetros de comparação!

Exemplos reais de valor agregado a produtos comuns


Com esse pensamento de entregar algo de valor para o cliente, o Cinemark conseguiu captar uma ótima oportunidade de lucrar ainda mais no Rock In Rio 2019.


Durante o evento, o balde colecionável de pipoca + 2 (dois) refrigerantes foram vendidos por "apenas" R$ 42,00, já imaginou o lucro desse combo?!


De maneira bem parecida o Flamengo conseguiu criar uma ótima oportunidade de lucrar ainda mais nos jogos no Rio de Janeiro.


Ofereceu aos torcedores a possibilidade de adquirir copos colecionáveis onde eram servidas as bebidas compradas no evento.


Nos 2 (dois) exemplos citados, os clientes tendiam a comprar os produtos não somente pelo conteúdo, mas pela lembrança e referência que o item customizado/colecionável entrega como valor agregado!!!


E você, já pensou como agregar valor aos seus produtos? O que você poderia incrementar a fim de valorizar ainda mais o seu serviço?


Espero que essas dicas tragam bons frutos para o seu negócio e faça com que outras pessoas conheçam a sua empresa e sejam atendidos de forma surpreendente.


Caso tenha dúvidas sobre marketing e empreendedorismo, fique a vontade em falar com a gente, pois teremos o maior prazer em ajudar...


Quer saber mais sobre marketing para pequenos negócios e entrega de experiências?


É só acompanhar nossas redes sociais que vem muito conteúdo bom por aí...